top of page
  • Foto do escritorKayane

Dicas de como escolher puxadores

Atualizado: 30 de ago. de 2023

Os detalhes fazem toda diferença na decoração, por isso você deve conhecer todos os tipos de puxadores disponíveis no mercado e acertar na escolha do melhor modelo.


Ao observar uma marcenaria, planejada ou não, os puxadores saltam aos olhos. Pequenos ou grandes, externos ou internos, retos ou arredondados… eles conferem personalidade aos móveis.


Principais modelos de puxadores

Existem diferentes tipos de puxadores, que são separados em três grupos: externos, embutidos e usinados. Confira mais detalhes de cada modelo:


Puxadores externos

Como o próprio nome já diz, o puxador externo é aquele que fica para fora do móvel. Na hora de optar por esse modelo, lembre-se que algumas peças possuem quinas que podem machucar e até mesmo atrapalhar a funcionalidade do ambiente. No quarto infantil, para evitar acidentes, opte sempre por puxadores com design arredondado.

- Puxador de alça

São modelos retos e lisos, portanto, fáceis de incluir numa decoração moderna. Eles combinam com guarda-roupas, mas são desaconselháveis para ambientes estreitos e pequenos, como é o caso da cozinha ou da lavanderia. Você pode esbarrar facilmente nesse tipo de puxador e se machucar.

- Puxador de argola

O puxador de argola tem charme de época e, portanto, deixa os móveis mais sofisticados. Alguns modelos, inclusive, são capazes de dar um toque rústico à decoração,

- Puxador de bolinha

Ideal para gavetas pequenas, o puxador bolinha tem formato arredondado, por isso não oferece riscos de acidente. Ele pode ser de metal, madeira, plástico ou porcelana. O custo é bem acessível e você encontra no mercado uma infinidade de cores.

- Puxador concha

Com formato arredondado, o puxador concha é uma ótima escolha para móveis clássicos ou vintage. É a melhor escolha para quem deseja usar puxadores externos em ambientes como cozinha e banheiro.


- Puxador provençal

Esse tipo de puxador geralmente possui bordas e muitos detalhes no seu design.


- Puxador colonial

Indicado para cômodas e outros móveis do quarto, esse puxador tem um estilo mais artesanal e consegue transformar a decoração.

- Puxador de aba

Se você busca por puxadores de alumínio, o tipo alça não é a única opção. Também existe o modelo com aba, que é bem mais em conta do que os puxadores usinados e deixa o visual do móvel menos pesado. Embora seja o mais minimalista dos puxadores externos, ele pode enroscar na roupa.

- Puxador com couro


Estilosos e diferentes, os puxadores de couro combinam com uma proposta de decoração rústica ou industrial. Eles devem ser usados apenas em áreas secas e o couro requer manutenção.

- Puxador com corda

Mais uma opção interessante para compor um projeto de decoração rústico ou com estilo industrial.

- Puxador embutido

Encontrados em diferentes formas, os puxadores embutidos de metal são discretos e funcionais.


- Puxadores usinados

Os puxadores usinados são feitos na própria marcenaria, considerando as preferências do cliente e as necessidades do cômodo. São os mais indicados para usar em projetos clean e minimalistas. Entre as opções, vale destacar:

- Perfil de alumínio embutido

Embutido na própria porta ou na frente da gaveta, esse modelo é usado com frequência no design de interiores desde 2010. Na versão mais antiga, ele fica muito marcado nos móveis. Com o passar dos anos, o perfil se tornou cada vez mais discreto. Possui boa resistência e boa pega, só que a quina pode ser cortante e oferecer riscos de acidentes.

- Puxador cava simples

É um corte em 45° feito no próprio móvel, que possibilita o movimento de abrir e fechar de uma gaveta ou porta. Discreta, essa cava passa despercebida aos olhos e requer um trabalho mais cauteloso do marceneiro, por isso encarece a mão de obra. O design é indicado para uma decoração minimalista.


- Cava com testeira


Neste caso, a cava de 45° é feita junto com uma testeira. Essa espécie de “paredinha” pode ser usada para incluir uma cor ou acabamento diferente no móvel. Além do custo elevado, outra desvantagem desse tipo de puxador é a facilidade de acumular sujeira.

A cava não precisa necessariamente pegar um móvel de fora a fora. Ela pode ter um comprimento menor e criar só um detalhe em parte da marcenaria. Há projetos com linhas retas, furinhos ou formas arredondadas – tudo depende das preferências do cliente.


- Cava oculta

A cava oculta é mais uma indicação para projetos de cozinha contemporânea ou qualquer outro ambiente moderno. Nesta opção, o tampo da marcenaria já tem o chanfro 45°, assim como a porta do móvel.

Esse modelo de puxador funciona bem em gavetões suspensos, pois a abertura é realizada através de uma cava embaixo.

- Puxador do tipo click

No modelo tipo click ou fecho toque, não há puxadores aparentes nas portas e gavetas, portanto, é o melhor modelo para estilos de decoração clean. Com um simples toque, é possível abrir uma parte do móvel e pegar utensílios.

Quem opta pelo sistema tipo click deve escolher bem a marca do móvel, afinal, modelos de baixa qualidade dão problema com o tempo e exigem manutenção.

O sistema de fecho toque não deve ser instalado em gavetas ou portas grandes, afinal, pode não dar conta de abrir e fechar.


Dicas para escolher os puxadores


Os puxadores não são apenas detalhes decorativos. Eles também conferem funcionalidade à decoração. Veja a seguir algumas dicas para acertar na escolha:


Considere o estilo


Na hora de escolher os puxadores, considere o estilo dos móveis e da decoração do ambiente.

Os puxadores concha, por exemplo, são perfeitos para valorizar um décor com estilo retrô ou clássico.


Já as peças com formas retas funcionam bem em ambientes contemporâneos.

Você pode, inclusive, combinar os puxadores com outros elementos que compõem a decoração do ambiente.


Em um banheiro com torneira preta, por exemplo, vale a pena instalar puxadores da mesma cor no gabinete. Isso confere harmonia ao layout.


Observe o material

Os puxadores são fabricados com diversos tipos de materiais, como é o caso do inox, plástico, porcelana e madeira. No caso de ambientes que sujam com facilidade, como cozinha e banheiro, é aconselhável escolher um modelo de metal e sem muitos frisos.


Pense na funcionalidade

A funcionalidade é um aspecto que influencia na escolha dos puxadores, principalmente quando se trata da cozinha. Opte por modelos fáceis de limpar e com boa pega.


Considere o tamanho

O tamanho ideal do puxador depende do tamanho do móvel. Não é indicado, por exemplo, instalar um puxador pequeno na porta de um guarda-roupa. Nesse caso, é sempre mais aconselhável escolher puxadores de alças longas.

Já os móveis menores, como criado-mudo, aparador e cômoda, combinam com puxadores pequenos, como é o caso do tipo bolinha.



95 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page