top of page
  • Foto do escritorKayane

Quarto infantil planejado: ideias e fotos de projetos atuais

Atualizado: 30 de ago. de 2023


Entrar no universo dos pequenos é essencial para quem está montando um quarto infantil. Saber lidar apenas com a segurança, planejando um ambiente livre de ameaças, não é a característica mais relevante no projeto. Também é importante envolver a criança neste local com elementos lúdicos que incentivem seu desenvolvimento e ofereçam um clima familiar.

Oferecer tudo isso é uma tarefa desafiadora, por isso que uma das soluções é optar por um quarto infantil planejado. Nele, trabalha-se o espírito educacional com sucesso, fundamental para a transição de fase de bebê para a pré-adolescência!


Vantagens de um quarto infantil planejado


1. Economia no valor final

Os custos de um quarto feito em marcenaria tradicional mais a contratação de um profissional na área de decoração são relativamente maiores se comparados aos de um quarto planejado. A primeira opção é o melhor caminho para quem deseja um visual personalizado. Para quem prefere poupar um pouco mais, procure uma empresa especializada em móveis planejados e garanta seu projeto sem investir tanto.


2. Layout simples e bonito

Se você tem receio de errar na escolha dos acabamentos, materiais, cores e na contratação de serviços, opte pelo quarto infantil planejado. Eles são bonitos e funcionais, além disso, podem ter o toque pessoal de cada cliente.


3. Aproveitamento total do espaço

Por se tratar de um projeto sob medida, todos os móveis são adaptados de acordo com as dimensões do quarto: pé direito, aberturas de janelas e portas, largura, comprimento e circulação. Dessa forma, é possível utilizar todos os cantinhos de uma forma eficiente, sem se preocupar em ficar caçando móveis prontos em lojas de departamento.


4. Versatilidade na decoração

O seu layout básico deixa a ambientação tomar conta do quarto. Podemos dizer que esse tipo de projeto se encaixa em todos os perfis, basta ter criatividade no momento de montar!


Como montar um quarto infantil planejado

Analise as prioridades que esse quarto deve ter: uma cama, uma escrivaninha, armários, espaço para armazenar brinquedos, espaço para leitura, uma televisão, espaço para leitura e etc.

A partir disso, defina um estilo ou tema, verificando o perfil da criança. Se for uma criança menor, o ideal é brincar com os elementos coloridos e temáticos no cômodo. Agora, se for um criança prestes a entrar na pré-adolescência, fique com um quarto tradicional e adicione apenas objetos decorativos para trazer personalidade.


O quarto infantil planejado neutro exige um cuidado maior na ambientação e na escolha de complementos para enfeitá-lo!

Confira algumas ideias para aplicar em seu projeto e ter resultados surpreendentes como as inspirações abaixo:


Imagem 1 – Já que a proposta é infantil, aplique cores nos móveis.

Cores são ótimas para inserir na decoração! Quando se trata da marcenaria infantil, lembre-se que a criança pode enjoar com o tempo, mas o resultado pode ser criativo.


Imagem 2 – Quarto planejado infantil com duas camas.


Neste projeto, para otimizar melhor o espaço, foram adicionadas gavetas e prateleiras que podem separar os pertences de cada um.


Imagem 3 – Enfeite a parede com um painel bem dinâmico.


O painel muito sóbrio nem sempre é recomendável para um quarto infantil. A não ser que o estilo seja muito restrito como o minimalista e o escandinavo. Um quarto tradicional tem cores e compartimentos em dimensões diferentes, o que deixa esse jogo mais lúdico para o universo deles.


Imagem 4 – Para otimizar o espaço, aproveite o espaço da janela.


Uma dica para quem não sabe como utilizar da melhor forma o espaço, coloque algum móvel na extensão da janela. Neste caso, vale escrivaninha, baú, armários etc.


Imagem 5 – Os nichos são elementos chave na decoração.


Deixar o quarto sem nenhum compartimento aberto não permite que os brinquedos fiquem a mostra. Além de facilitar na organização, eles decoram o cômodo sem se preocupar em investir em outros objetos decorativos.


Imagem 6 – Coloque espelhos nas portas dos armários.


Para levar o elemento que permite a sensação de amplitude, a solução é adicioná-la nas portas dos armários. Não tem nada melhor do que unir funcionalidade e beleza em um mesmo item!


Imagem 7 – Um cantinho dos estudos é uma ótima alternativa para acrescentar no quarto.


Um quarto pequeno deve priorizar as necessidades básicas da criança como descansar e estudar. Tente encaixar um nicho, em meio aos armários, para instalar a escrivaninha.


Imagem 8 – Escolha uma cor e aplique-a nos detalhes decorativos.


Para um quarto neutro e sem muitos detalhes, a solução é deixar as cores entrarem nos pequenos pontos da ambientação. Invista em almofadas, roupas de cama, tapetes, pintura, quadros e etc.


Imagem 9 – Otimize o espaço da melhor forma possível!


Se é um quarto individual, utilize a parte inferior para montar um outro espaço. Assim você otimiza a área, delimitando as funcionalidades de cada local.


Imagem 10 – Aplique um papel de parede para dar mais vivacidade na decoração.


O papel de parede leva personalidade para o quarto infantil. Com diferentes estampas, padronagens e cores é possível escolher pelo modelo que mais agrada no restante da decoração.



https://www.decorfacil.com/quarto-infantil-planejado/

7 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page