top of page
  • Foto do escritorKayane

Dicas profissionais para você montar uma sala de jantar pequena


Decorar uma sala de jantar pequena pode ser um grande desafio. Entretanto, com soluções simples, é possível criar um ambiente prático e repleto de personalidade. Para te ajudar a compor um espaço estiloso, Júlia Gurgel, do Studio Kaffee dá ótimas dicas ao longo da matéria. Acompanhe!

Como montar uma sala de jantar pequena?


Segundo a arquiteta Júlia, na sala de jantar, é fundamental criar um local para realizar refeições, independentemente do espaço disponível. Sendo assim, as mobílias precisam ser confortáveis e funcionais. Além disso, quando se trata de metragens reduzidas, é importante pensar em peças compactas, ou seja, que não atrapalhem a circulação. Verticalizar a decoração é também um recurso muito bem-vindo. Dessa forma, é possível criar uma identidade única sem ocupar muito espaço.


O que colocar numa sala de jantar pequena?

Pensando em soluções práticas, a arquiteta da Studio Koffee lista uma série de itens fundamentais para compor uma sala de jantar. Os móveis podem ser adaptadas para um espaço pequeno sem grandes confusões. São eles:


  • Mesa redonda: embora não seja uma regra, a mesa redonda é o modelo mais indicado para uma sala de jantar pequena, pois, além de otimizar o espaço, acomoda um número maior de cadeiras.

  • Cadeiras ou banquetas: ambientes pequenos pedem móveis compactos. Portanto, a cadeira sem braços é o modelo mais indicado. Já as banquetas são práticas, pois ficam totalmente recolhidas sob a mesa enquanto não são utilizadas.

  • Buffets: dependendo do espaço disponível, um móvel para servir de apoio durante as refeições deixará esses momentos mais práticos, revela a arquiteta. Além de evitar o deslocamento até a cozinha, um buffet ou aparador cumpre mais de uma função em outros momentos do dia, como um cantinho do café ou bar.

  • Canto alemão: um excelente otimizador de espaço, pois a mesa fica rente à parede. Além disso, os bancos podem ser usados como baús de armazenamento, garante a profissional.

  • Móveis auxiliares pequenos: se o espaço não comporta um buffet, a solução é escolher móveis compactos com funções similares. Por exemplo, um carrinho bar/chá é um bom ajudante.

  • Prateleiras: quando instaladas na altura da mesa, as prateleiras podem servir de aparador. Entretanto, caso a circulação seja comprometida, opte por uma instalação mais alta. Assim, você terá um verticalizador da decoração – quadros, vasos e outros objetos são bem-vindos.

Se o seu orçamento permitir, investir em móveis planejados deixará seu projeto ainda mais pragmático. Assim, é possível obter uma estrutura totalmente personalizada sem comprometer a circulação.


Como decorar uma sala de jantar pequenaComo decorar uma sala de jantar pequena


Incluir a personalidade dos moradores na sala de jantar pequena é uma missão divertida, porém cheia de detalhes. Confira algumas sugestões da arquiteta que te ajudarão a deixar o espaço mais aconchegante:


  • Para incluir alegria ao ambiente, a arquiteta diz: “adoro decorar com flores. Nesse caso, um vaso pequeno é perfeito. Um centro de mesa, como uma fruteira, também é uma ótima opção”.

  • “Passadeiras são ótimas para decorar. Elas podem ser utilizadas tanto em mesas quanto em bancadas”, explica a profissional. Além disso, são funcionais, pois protegem o tampo de acidentes cotidianos, como riscos e manchas.

  • Para a iluminação, a arquiteta aposta em um pendente. Ele cria um clima agradável tanto na mesa quanto na bancada. Uma lâmpada amarela é uma ótima aliada para obter um bom resultado.

  • A sensação de amplitude deixará a sala de jantar muito mais acolhedora. Um “espelho na parede cria essa sensação, além de ajudar a refletir a iluminação”, garante a arquiteta.

  • “Caso a sala de jantar seja conjugada com a sala de estar, gostamos de utilizar tecidos parecidos no sofá e nas cadeiras. Consideramos importante seguir a mesma paleta de cores para criar uma harmonia entre os ambientes”, finaliza Gurgel.

A decoração da sala de jantar também pode receber os toques pessoais dos moradores: uma cor na parede, quadros com artes, fotos representativas e objetos que combinem com a proposta da composição.


Fotos de sala de jantar pequena criativas e inspiradoras

Conheça alguns projetos assinados por arquitetos que pensaram em todas as necessidades de seus clientes – da acomodação confortável ao estilo garantido. Inspire-se!

1. Na sala integrada, os nichos se transformaram em um ótimo cantinho do café

2. Veja como seguir uma paleta de cores é fundamental


3. Esta composição ganhou um charme com as cadeiras estofadas


4. O espelho em formato orgânico é a estrela deste ambiente


5. Já neste, o pendente encanta e ao mesmo tempo ilumina



6. A sala de jantar pode ficar perto da entrada principal

7. Ao lado da sala de estar

8. Ou em uma varanda integrada

9. Para otimizar espaço, o canto alemão é uma saída

10. Mesas redondas também facilitam a circulação

São muitas opção de móveis para deixar o espaço com uma decoração moderna e funcional. Não esqueça que o espelho para sala de jantar cria amplitude no ambiente. Ele é um detalhe que faz toda a diferença.

7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page