top of page
  • Foto do escritorKayane

Dicas para uma varanda gourmet pequena

Atualizado: 30 de ago. de 2023

Um espaço para receber os amigos e a família, preparar almoços e jantares ou simplesmente tomar um café da manhã ao ar livre. Parece inspirador, não é mesmo? Essa é a função da varanda gourmet, uma extensão da cozinha na área externa que se tornou a queridinha dos novos empreendimentos. Mesmo que você disponha de poucos metros quadrados, é possível montar um espaço de convívio e lazer super agradável! No tutorial a seguir, você vai conferir dicas para criar uma varanda gourmet pequena em terraços de tamanho reduzido. Inspire-se!


1. Calcule o espaço disponível


Antes de começar o projeto, calcule bem o tamanho que você tem disponível. Lembre-se que seu espaço é pequeno, então evite congestionar a varanda com a instalação de móveis em excesso ou de tamanhos inadequados. Pense sempre em unir o conforto com a mobilidade!


2. Defina suas necessidades de mobiliário


O conceito de varanda gourmet é funcionalidade. Por isso, avalie quais móveis e eletrodomésticos serão necessários para atender as suas necessidades. Normalmente, os projetos contemplam churrasqueira, um balcão com pia e cooktop, um frigobar, mesas, cadeiras e poltronas.


3. Adapte se for preciso


Se seu espaço for mesmo muito reduzido, utilize a cozinha do apartamento como apoio, usando a varanda apenas para servir. Dessa forma, um aparador e uma mesa com cadeiras são suficientes.


4. Churrasqueira portátil


Se não houver uma churrasqueira fixa já instalada, considere a opção de comprar uma portátil. Elas são práticas, altamente funcionais e não ocupam muito espaço.



5. Fogão à lenha


Se você não faz questão de uma churrasqueira, considere a instalação de um fogão a lenha. Além de charmoso e ótimo para o preparo de comidas saborosas, ele é perfeito para reunir a família em torno nos dias mais frios


6. Explore a sensação de amplitude


A instalação do mesmo piso interno na varanda dá a ideia de continuidade aos ambientes e sensação de amplitude.


7. Facilite a higienização


Aplicar azulejo e pastilhas nas paredes da varanda facilita a limpeza e higienização.


8. Decore com plantas


Deixe tudo mais agradável ao reservar um espaço para o verde. As plantas podem estar dispostas em vasos no chão ou na parede.



9. Iluminação suave


A iluminação indireta e amarelada vai transmitir a sensação de aconchego à sua varanda gourmet.



10. Feche a sacada com vidro


Caso sua sacada seja aberta, considere a possibilidade de fechá-la com uma lâmina de vidro. Além de mais privacidade, você mantém os vizinhos livres de incômodos como o do barulho de conversas e do uso de eletrodomésticos. Seus móveis também ficam protegidos da luz solar direta e das intempéries.



https://www.weg.net/tomadas/blog/arquitetura/varanda-gourmet-pequena/


3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page