top of page
  • Foto do escritorKayane

Dicas para otimizar seu quarto com móveis planejados



Optando pelo mobiliário planejado para o seu quarto, você estará dando uma cara nova aos ambientes. E você sabe o quanto uma decoração nova nos deixa felizes, dando uma nova energia aos cômodos da casa e ampliando espaços, certo?


O mais importante: os móveis planejados, além de serem feitos sob medida aos ambientes, são feitos sob medida aos proprietários, que conseguem colocar a sua personalidade nos projetos. Precisando de dicas para saber como otimizar o seu quarto com móveis planejados?


1. Adquira móveis multifuncionais


Os imóveis nas grandes cidades possuem dimensões reduzidas. A maioria das casas e apartamentos recém-construídos tem quartos de tamanhos mais enxutos. Mas, independente disso, a quantidade de coisas que as pessoas precisam – entre vestimentas, sapatos e roupas de cama – ainda continua sendo a mesma.


E haja criatividade para conseguir colocar tudo em tão poucos armários. A primeira dica para conseguir mais espaço dentro dos quartos é adquirir móveis multifuncionais. Hoje, é possível encontrar, por exemplo, berços que também são cômodas e trocadores – possuindo até também uma gaveta com uma cama auxiliar.


Isso faz com que o quarto de bebê tenha, em um único móvel, aquilo que só seria obtido em várias peças. Assim, muito da área de piso é liberada, melhorando a circulação no ambiente.


2. Aproveite o espaço ao redor e embaixo da janela

As paredes onde ficam as aberturas do quarto não podem ser tão bem aproveitadas quanto às demais. Na superfície de maior extensão geralmente é colocado o roupeiro.


Mas, a área ao redor e embaixo da janela, na verdade costuma ser mal aproveitada. Nesse espaço possível colocar uma mesinha de criado-mudo, assim como também uma bancada de estudos, por exemplo. Ideias criativas é que não faltam para você poder otimizar este espaço com sofisticação e qualidade.


3. Aproveite cantos estreitos e faixas livres entre armários e paredes


Muitas pessoas acabam comprando para o quarto móveis prontos, fabricados em séries sem conhecer a real vantagem dos móveis planejados. Estas peças não proporcionam o mesmo nível de aproveitamento de espaço que as feitas sob medida.

Nem sempre roupeiros, camas e cômodas conseguem ficar encostados por completo, de fora a fora, nas extremidades do cômodo. Muitos cantos do ambiente acabam ficando vagos.


Às vezes, pode acontecer de sobrar uma faixa inteira de parede livre. Acontece que ela pode ter utilidade se souber aproveitar e se você estiver lidando com uma empresa de renome.


Com planejamento, é possível um melhor aproveitamento dos espaços. Onde a pessoa nem cogitava guardar alguma coisa, pode ser colocado uma estante para livros ou nichos para brinquedos.


4. Aproveite o espaço aéreo sobre a cabeceira da cama

No nível do piso, só se pode colocar um móvel em cada canto do quarto. Para ganhar mais espaço, decoradores costumam explorar o sentido vertical do ambiente.


Por exemplo, na parede onde é encostada a cama, sobre ela, podem ser instaladas prateleiras ou módulos aéreos de armários. Este é um ótimo local para guardar aquelas coisas que não precisam ser acessadas no dia-a-dia, como álbuns de fotos.



5. Eleve a cama e aproveite o espaço sob ela

Ainda na linha de tentar aproveitar melhor o espaço do quarto no sentido vertical, deve-se tentar aproveitar o espaço sob a cama. Alguns modelos de móveis podem ser fabricados para fazer deste espaço mais uma opção para armazenamento.


O vão que fica abaixo do nível do colchão pode abrigar gaveteiros para sapatos, brinquedos, livros e mais. Também é possível mandar elevar toda a estrutura para fazer um grande baú ou colocar embaixo uma escrivaninha infantil ou divisórias para guardar roupas de cama.


6. Use portas de correr para substituir o painel para TV

Muitas pessoas acabam optando por instalar um televisor no quarto, porém, às vezes pode ser difícil encontrar uma parede livre para fixar o aparelho. Uma ideia, é separar um nicho do guarda-roupa para isso.


Ou então, utilizar alguma porta de correr mais reforçada – pode ser do próprio roupeiro ou a que faz o fechamento do banheiro – em substituição ao painel para TV. São ótimas opções de otimizar o espaço, manter o conforto dos moradores e ainda ter aquele toque de design e sofisticação ao ambiente.


7. Crie gavetas ocultas dentro da bancada de estudos

Ter um notebook pessoal para realizar em casa suas tarefas escolares ou de trabalho já virou artigo essencial. Um local muito requerido para a instalação de uma bancada de estudos é o quarto.


Mas esse móvel pode guardar segredos e ser, eventualmente, utilizado para outras atividades. Por exemplo, dentro de uma tampa ou uma gaveta podem ficar guardados itens de maquiagem. Permitindo assim usar a mesa do computador também como penteadeira.


É claro que, além destas ideias, existem diversas outras maneiras para se otimizar os espaços estreitos e vagos ao redor da cama, cômoda, guarda-roupa e janela. Contando com a ajuda de profissionais especializados em móveis planejados, é possível adquirir ótimos projetos com design, beleza e o conforto que seu ambiente precisa.


3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page