top of page
  • Foto do escritorKayane

Decoração de sala de TV para criar um espaço aconchegante


Uma aconchegante sala de TV é o convite perfeito para repor as energias e relaxar depois de um longo dia de trabalho. Se você está buscando formas de decorar a sala e priorizar o conforto, você está no lugar certo! Confira as dicas das arquitetas Adriana Yin e Alessandra Fuccillo, do Studio Elã Arquitetura, para compor esse cômodo.


Como montar uma sala de TV?

Seja uma sala de TV pequena ou grande, antes de adquirir os móveis e outros equipamentos, é importante medir o cômodo. Assim, será possível escolher os itens de acordo com a área disponível, lembrando de deixar um espaço confortável para circular. Sobre a decoração, as arquitetas apontam que ela deve dialogar com a personalidade do cliente.


Na hora de escolher as cores para a sala, as arquitetas indicam “uma paleta mais tranquila, como tons de verde, azul e cor areia, isso com a intenção de criar um ambiente confortável para o momento de relaxar”


Entre os movéis essenciais para esse cômodo, as arquitetas citam: sofá, mesinha de apoio e rack. Em salas pequenas, opte por um painel de TV e por uma mesinha lateral. A seguir, confira especificações e dicas para acertar na escolha dos móveis.


O que deve ter em uma sala de TV?


Nem sempre a sala grande é a mais fácil de mobiliar. Muitas pessoas exageram nos móveis e esquecem da funcionalidade e do conforto. Por isso, independentemente do tamanho, considere os seguintes itens para sua sala de TV:


  • Televisão: assistir novelas, séries e filmes são ótimas atividade de lazer. Escolha um modelo que seja adequado para o espaço, aliás, uma TV na parede deixará o cômodo mais otimizado.

  • Sofá: o tamanho do móvel deve ser de acordo com o espaço disponível. Além disso, priorize um sofá confortável, considerando sua cor e textura para combinar com a decoração. As arquitetas alertam que “um sofá bonito não necessariamente é confortável”, por isso, pesquise bem.

  • Rack ou painel: esse tipo de móvel serve tanto para arrumar os eletrônicos quanto para colocar adornos que trazem mais personalidade à sala. Em cômodo pequeno, opte pelo painel, já se o espaço for grande, o rack se torna mais funcional.

  • Mesas auxiliares: uma mesa de centro ou lateral serve de apoio para os itens decorativos, bem como para colocar tigelas de petiscos, copos ou o notebook.

  • Home Theater: para transformar sua sala em um cinema em casa, o home theater proporcionará uma experiência única. As arquitetas explicam que o próprio fabricante indica o posicionamento correto do aparelho, garantindo, assim, o melhor funcionamento.

A escolha dos móveis e adornos para compor uma sala de TV vai depender muito do espaço disponível. Ainda, é importante manter o ambiente organizado e com uma boa área de circulação, assim, o cômodo ficará mais prático.


Como montar um sala de TV aconchegante?

Um espaço aconchegante e acolhedor é ideal para os momentos de lazer e descanso. Sendo assim, é preciso pensar desde a iluminação para a sala até as almofadas. Veja dicas para deixar essa experiência ainda melhor:


  • Iluminação: as arquitetas aconselham mesclar a iluminação “criando vários cenários que podem ser controlados por diferentes circuitos”. Além de uma iluminação direta, é interessante incluir outra que seja mais quente e que proporcione um clima aconchegante, como em “abajur, luminária de chão ou até uma sanca iluminada”.

  • Tapete: pequeno ou grande, redondo ou retangular, o tapete para sala proporciona charme e conforto, principalmente nos dias mais frios do ano. Você pode optar por modelos lisos ou com textura.

  • Almofadas e manta: para complementar a composição dos sofá, inclua almofadas decorativas! Selecione cores e estampas que combinem com o estofado e com o estilo da sala. Contudo, cuidado para não exagerar na quantidade.

  • Cortina: além de garantir privacidade, a cortina é um ótimo elemento decorativo para complementar o espaço com mais aconchego. Há modelos tradicionais de tecido, persianas para sala, entre outros.

  • Puffes: um puff para sala proporcionará um ótimo descanso depois de um longo dia. No mercado, há modelos grandes e pequenos, com diferentes materiais, cores, formatos e texturas.

  • Espaço para circular: sofá, puff, rack e mesas de apoio ocupam um bom espaço da sala de TV, por causa disso, é fundamental deixar uma boa área de circulação entre os cômodos.

Invista em móveis que sejam realmente confortáveis e em elementos decorativos, como tapete e almofadas, que trazem um toque mais agradável e convidativo à sala de TV.


Como decorar uma sala de TV ?

Além do sofá e dos outros móveis, a decoração é responsável por deixar o ambiente mais acolhedor e bonito. Então, na hora de planejar o décor da sua sala de TV, use as dicas abaixo:


  • Nichos e prateleiras: as prateleiras e os nichos para sala são ótimos organizadores, além de servir de suporte para os artigos decorativos.

  • Quadros: pendurados na parede, apoiados no rack ou em uma prateleira, os quadros trazem personalidade ao décor. A dica é criar uma composição de quadros de diferentes tamanhos.

  • Espelhos: se a sua sala de TV for pequena, inclua um espelho decorativo, pois ele criará a sensação de amplitude, além de trazer um toque mais elegante e sofisticado ao cômodo. Entretanto, cuidado para o reflexo não atrapalhar na hora de assistir TV.

  • Plantas: uma boa opção para trazer um toque mais leve e natural ao espaço. Além de proporcionar bem-estar, as plantas para sala deixarão o ambiente mais alegre e bonito.

  • Luminárias: um abajur na sala ou outro tipo de luminária deixará o espaço mais bonito. Aposte em lâmpadas amarelas, pois elas trazem um clima mais quente e aconchegante.

A decoração vai de acordo com a personalidade do morador e do tamanho da sala para poder acomodar todos os móveis e os itens decorativos.


Grandes ou pequenas, as salas de TV devem ser espaços estilosos e adequados para relaxar. Inspire-se com diversos projetos que acertaram na decoração e no conforto:


1. Você pode optar por uma decoração mais simples


2. Como esta linda sala de TV pequena


3. Ou uma decoração mais robusta


4. A escolha dependerá do estilo do morador


5. O importante é que seja um ambiente agradável de se estar


6. Afinal, esse é um espaço muito frequentado


7. E nada melhor do que móveis confortáveis e um ambiente bonito


8. Em uma sala de TV pequena, opte por uma paleta mais neutra


9. As cores claras trazem uma sensação de amplitude


10. Como nesta sala que conta com predominância do tom de areia


A sala de TV exige certo conforto e funcionalidade, portanto, capriche na escolha dos móveis e outros adornos. Se o espaço permitir, um sofá grande deixará a sua hora do filme perfeita.


https://www.tuacasa.com.br/sala-de-tv/?

8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires

Les commentaires n'ont pas pu être chargés.
Il semble qu'un problème technique est survenu. Veuillez essayer de vous reconnecter ou d'actualiser la page.
bottom of page