top of page
Foto do escritorKayane

Como organizar armário de cozinha: 15 dicas para deixar tudo no lugar


Precisa de ajuda para saber como organizar armário de cozinha? Aderindo a algumas práticas infalíveis, você vai aprender a deixar tudo em seu devido lugar. Confira dicas incríveis a seguir e veja tutoriais e fotos de inspiração que vão te ajudar nessa missão!


15 dicas de como organizar armário de cozinha com eficiência

A organização depende não só do seu espaço disponível, mas também dos itens que possui. Pensando nisso, a Ruche Organização separou dicas incríveis para te ajudar a aproveitar cada cantinho. Confira:

1. Deixe à mão os itens mais usados

Mantenha sempre visíveis e acessíveis os itens que são mais utilizados por você na cozinha. Dessa forma, você não perde tempo buscando algo que usa com frequência

2. Aposte em cestos organizadores

Cestos são a solução ideal para deixar os itens organizados e fáceis de serem manipulados. Meça o local disponível e adquira cestos de acordo com a necessidade de armazenamento e espaço.

3. Mantenha itens menos usados em locais mais altos

Os itens menos usados podem ser dispostos nos locais menos acessíveis e em locais mais altos. Assim, você garante espaço livre para o que precisa usar com mais frequência.

4. Organize copos em fileiras

Mantenha os copos organizados em fileiras, para que fiquem acessíveis e fáceis de serem identificados. Busque também separá-los em categorias de acordo com suas finalidades específicas, como copos comuns, taças de vinho, taças de chopp e mais.

5. Pratos empilhados por finalidade

Disponha os pratos empilhados e, se possível, use organizadores apropriados para esse fim. Separe também por conjunto, mantendo pratos de sopa em uma pilha, pratos comuns em outra e assim por diante.

6. Use potes herméticos

Potes herméticos são perfeitos para armazenar mantimentos. “Etiquetas de identificação facilitam na hora de localizar e também devem, se possível, contar com a data de validade dos produtos”, afirma Claudia Tavares, da Ruche Organização.

7. Ganchinhos para ajudar na organização

Ganchos são uma ótima alternativa para pendurar itens como organizadores de tempero, tampas e até suportes de papel toalha. Assim, o espaço interno pode ser melhor aproveitado, sem comprometer as prateleiras.

8. Mantenha panelas em local de fácil manuseio

As panelas geralmente são armazenadas em armários ou gavetões na parte inferior. São itens indispensáveis, que precisam estar em local de fácil acesso e organizadas, para fácil retirada.

9. Travessas e pirex na vertical

Disponha travessas e pirex na vertical, facilitando a identificação e manuseio. Existem organizadores específicos para esse fim, que ajudam a manter as peças equilibradas e em seus lugares.

10. Potes plásticos organizados com tampa

Chega de ficar buscando as tampas dos potes. Você pode organizá-los com suas respectivas tampas ou arrumados um dentro do outro, separados por tamanho e formato, e encaixando as tampas em um organizador específico.

11. Talheres organizados

Organizadores são importantes para manter os talheres no lugar. Organize-os por tipo, para facilitar a localização e manuseio. Se possível, mantenha em gavetas separadas os talheres dos utensílios, deixando na gaveta superior os mais usados nas refeições.

12. Canecas penduradas em ganchos

Uma ótima maneira de economizar espaço no armário e manter a organização é usando um organizador de canecas. As canecas podem ser penduradas pelas alças nos ganchinhos, deixando espaço livre para dispor os pratos do conjunto.

13. Jogos americanos organizados em conjunto

Armazene conjuntos de jogos americanos em embalagens com visores para fácil identificação. Além de acessíveis, os conjuntos ficam organizados de maneira compacta.

14. Dobre panos de prato e toalhas de mesa

Mantenha panos de prato e toalhas de mesa bem dobrados e dispostos em local de fácil acesso. Se preferir, use colmeias ou organizadores para melhor acomodá-los.



15. Temperos vedados e identificados

Os temperos precisam estar bem vedados e identificados. É importante que fiquem em lugar acessível, assim como o sal, para facilitar na hora de cozinhar.

Aproveite para descartar itens que não são usados ou que estejam quebrados, de forma a liberar mais espaço para a arrumação. Planeje a organização considerando o que vai ser mais ou menos utilizado para definir os espaços.


Agora, é só começar a colocar as dicas em prática! E para manter a sua cozinha ainda mais em ordem, conte com organizadores e saiba como e quando usá-los.

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page